24 de janeiro de 2008

Free Hugs

Recebi um vídeo hoje da Renata-Tuddys sobre Juan Mann. Adorei!
Tinha visto uma reportagem sobre o Free Hugs no Fantástico, dias atrás.
A idéia é das melhores!
Vejam a história:

Em 2004, o principal protagonista da história, que estava vivendo em Londres, voltou a sua cidade natal, Sydney, na Austrália. Não havia ninguem para recebê-lo no aeroporto porque sua família estava passando por problemas internos, seus pais estavam se divorciando, sua avó estava muito doente e sua namorada tinha acabado de romper o relacionamento deles. Parado lá no terminal de embarque / desembarque, vendo outros passageiros encontrarem seus amigos e família esperando por eles, com os braços abertos e sorriso no rosto, abraços e risos juntos... eu queria que alguém estivesse lá esperando por mim... feliz em me ver, sorrir para mim, esperar por mim – disse Juan Mann em entrevista no programa de TV Oprah Winfrey Show.
Para se animar, Juan Mann (apelido criado para manter a privacidade dele) foi a uma festa onde uma desconhecida o presentiou com um abraço. Me senti como um rei, foi o melhor que já me aconteceu – disse Juan Mann ao descrever o momento em entrevista a revista Who. Seis meses depois dessa festa, ele fez um cartaz com as palavras Free Hugs e levou a um shopping do centro de Sydney, oferecendo seu abraço a todos que passavam.

Eu peguei um papelão e uma canetinha e fiz um cartaz. Eu encontrei um local de passagem para pedestres ocupados na cidade e levantei o cartaz com as palavras Abraços Grátis dos dois lados [frente e verso]. E por 15 minutos as pessoas realmente passavam direto por mim. A primeira pessoa que parou me deu um tapinha no ombro e me contou como seu cachorro tinha morrido naquela manhã, como aquela manhã fazia um ano que sua única filha morreu em um acidente de carro... como o que ela precisava agora, quando ela se sentiu a pessoa mais solitária do mundo, era um abraço. Eu abaixei em um joelho, levamos nossos braços um em volta do outro e quando nós nos despedimos, ela estava sorrindo – disse ele.
Juan Mann transformou isso em um ritual e toda semana carregava o cartaz até o shopping Pitt Mall Street, em Sydney. Assim, ele conheceu Shimon Moore, um músico, líder da banda Sick Puppies, que filmou o jovem oferecendo seu abraço com cartazes e sendo interrompido freqüentemente pela polícia australiana.

Em setembro de 2006, a avó de Juan Mann não conseguiu mais resistir a doença e morreu e Shimon Moore, pensando em animá-lo, editou as imagens do vídeo, mesclou-as com sua música e deu de presente para Juan Mann, assim como fez upload de seu registro para o Youtube.
Graças a força viral desse meio de comunicação, o movimento Free Hugs se tornou conhecido no mundo todo. O vídeo já teve mais de 10 milhões de visualizações e milhares de comentários. Inicialmente algumas pessoas desconfiaram da motivação de Juan Mann, porém, em um mês, muitos jovens estavam imitando o gesto em outros países e a ação se tornou um movimento social com sites de apoio em várias línguas. Os sites contam, em seus fóruns, histórias de famílias que foram restauradas e pessoas que se sentiram melhor psicológicamente depois de alguns abraços inocentes ou que alegraram outras pessoas que estavam tristes com este gesto.

Depois de um tempo, a polícia australiana começou a proibir o movimento a não ser que Juan Mann pagasse um tipo de seguro de $25 milhões em que ele assumiria a responsabilidade pelo que acontecesse com outras pessoas enquanto participavam do movimento. Juan Mann e seus companheiros fizeram um abaixo assinado para tentar convencer as autoridades a permitir que a campanha continuasse sem o pagamento do seguro. A petição alcançou 10 mil assinaturas e assim ele conseguiu permissão para continuar oferecendo abraços grátis.

Sobre suas motivações, os abraçadores explicam:
Todo mundo tem problemas e certamente o meu não pode ser comparado com outros. Mas ver alguém que antes estava carrancudo, sorrir pelo menos por um momento, sempre vale a pena. (Juan Mann)
Não importa qual é o seu trabalho, talvez o trabalho mais importante que podemos fazer é ajudar a encorajar outros, especialmente pelas nossas ações. (Jason Hunter)

Que o gesto deste homem, inspire o mundo!

Nenhum comentário: