29 de setembro de 2007

Depoimento


Dia 30 de Setembro se comemora o Dia da Secretária. Na Tecumseh fizeram uma exposição com nossas fotos e depoimentos. Resolvi publicar o meu aqui também! Ei-lo:


"Desde muito cedo eu me imaginava como secretária. Quando criança, além de brincar de casinha, eu brincava de “escritório”. No entanto eu não parti em busca desta profissão, foi ela que acabou cruzando o meu caminho.
Cursei Letras na Unesp em Araraquara e logo na primeira semana eu ouvi a seguinte frase de uma das professoras: “nós estamos aqui para formar professores, se a sua intenção não é lecionar, pode trancar matrícula agora mesmo”. Confesso que esta frase me assustou um pouco. Eu ainda não havia decidido o que faria, mas também não me imaginava em uma sala de aula com quarenta alunos. Três anos mais tarde lá estava eu encarando a sala de aula, mas foi em uma escola de idiomas, lecionando inglês, com bem menos do que quarenta alunos.
Foram as aulas de inglês que me trouxeram à Tecumseh do Brasil em 2003. Comecei a dar aula para um grupo durante o horário de almoço e alguns meses depois soube de uma vaga para secretária na MBU IV. Embora nunca tivesse trabalhado como secretária, incentivada por alguns dos meus alunos a tentar, resolvi mandar meu currículo. Deu certo, fui a escolhida. Acho que não poderia ter existido lugar mais perfeito para começar, fui muito bem acolhida por todos da Estamparia e aprendi muito com o Jonas Lopes, gerente desta MBU.
Depois de um ano e meio fui convidada a secretariar o Sr. Fernando Ribeiro, diretor financeiro da empresa. Era um grande desafio e foi fascinante enfrentá-lo. Aprendi muito também.
Ano passado, devido a um job rotation, vim para a área Comercial (Vendas Europa), trabalhar com um outro diretor, Michel Geraissate e gosto muito de estar onde estou hoje. Porque agora, além de poder aplicar todo o conhecimento que adquiri até aqui, posso usar o meu inglês diariamente.
Apesar da propaganda negativa veiculada pelas novelas, a profissão de secretária é muito mais nobre e necessária do que se imagina. Acredito que todas devemos lutar diariamente para divulgar a nossa verdadeira importância e real colaboração para o bom andamento de um departamento e, consequentemente, da empresa que trabalhamos."

Um comentário:

renata_bia disse...

Adorei o depoimento.
Realmente, só quem já passou pela experiência de ser uma secretária da vida real sabe de tudo que envolve estar sentada diante da agenda do chefe.
Bjs e sigamos nessa labuta diária.